Resiliência: Saiba o que é e como desenvolvê-la

Muito discutida nos últimos tempos, a resiliência é uma palavra chave da psicologia. O termo se refere à habilidade de se adaptar, moldar e reagir a situações adversas. Mas o que isso significa na prática? Na prática, ser resiliente é saber lidar com situações passadas e presentes, sem replicar comportamentos. Entender os erros, aprender, superar e não ceder à pressão causada por esses acontecimentos. Saber o que é e como desenvolver a resiliência é muito importante para o dia a dia da rotina e das relações.

Afinal, quando você tem alguma questão não concluída ou que mexe com você, isso pode afetar suas relações, trabalho, amizades e até relacionamento com família e amigos. No estudo da resiliência, essas situações de estresse e pressão são necessárias para o desenvolvimento e crescimento das pessoas. Uma pessoa que pratica a resiliência se desenvolve emocionalmente e consegue alcançar relações mais harmoniosas e se tornar um ser humano melhor.

Como toda questão de desenvolvimento pessoal, a resiliência não é uma coisa que se nasce sabendo ou sendo. Assim, é possível desenvolver essa habilidade e se tornar mais resiliente e melhor. Mas como se tornar uma pessoa assim? Para te ajudar, separamos algumas características que definem esse comportamento.

Autoconfiança e autoconhecimento

Uma pessoa com resiliência é uma pessoa que sabe desenvolver o autoconhecimento e a autoconfiança. O resiliente sabe lidar com as próprias emoções e para isso, ela precisa se conhecer muito bem.

Além disso, é uma pessoa que confia no que pensa, sente e acredita, sendo uma pessoa com autoconfiança para tomar decisões.

Persistência e otimismo

Outras duas características que uma pessoa que pratica a resiliência deve desenvolver é a persistência e o otimismo. Sabe aquele momento que dá vontade de desistir de tudo ou que certo assunto não tem mais jeito? Neste momento uma pessoa resiliente não desiste e espera que o melhor aconteça. Uma pessoa resiliente sabe que pode ir além e que nem tudo deve fazê-la desistir do que quer.

Flexibilidade e empatia

Assim como já comentamos nesse texto, uma pessoa que pratica a resiliência tem que desenvolver a capacidade de se adaptar a situações adversas. Assim, a pessoa tem que ser capaz de entender e se adequar da melhor forma a situação.

Além disso, uma pessoa resiliente deve aprender a desenvolver a empatia. Afinal, para ser mais flexível é necessário entender e se colocar no lugar dos outros, sendo essencial ter empatia e flexibilidade para desenvolver a resiliência.

Criatividade

Por último, uma pessoa resiliente é uma pessoa criativa. Afinal, ela precisa sair de situações complexas com flexibilidade e otimismo. Dessa forma, para desenvolver a resiliência, é necessário pensar fora da caixa e desenvolver soluções coerentes e criativas para se tornar uma pessoa melhor.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira no canal Dilene Online, no Youtube:   
https://www.youtube.com/watch?v=leozSOcXrtM 

By | 2021-03-25T11:22:02-03:00 25/03/2021|0 Comentários

Sobre o Autor:

Somos a equipe do Sem Patrão, uma plataforma que facilita a contratação de serviços, fazendo uma "ponte" entre o cliente e o profissional.

Deixar Um Comentário