Mitos e verdades sobre empreendedorismo

Com o desemprego em alta, uma das saídas de muitas pessoas é empreender. Além dos riscos e dificuldades de ser um empreendedor, muitos mitos e verdades são contados por aí. Esses mitos podem desestimular ou até mesmo barrar alguns empreendedores. Pensando nisso, elencamos alguns mitos e verdades sobre o empreendedorismo.

Ser empreendedor é não ter chefe

Um dos maiores “mitos” sobre empreendedorismo é achar que empreendedores não têm chefes. A ideia de não ter um chefe é muito atraente para várias pessoas se tornarem empreendedores.

Porém, apesar de não ter um chefe direto, os empreendedores têm clientes, fornecedores e o auto gerenciamento. Assim, mesmo que indiretamente, o empreendedor possui diversos chefes.

É necessário ter muito dinheiro para começar

Outro mito muito comum sobre empreendedorismo é pensar que é necessário muito dinheiro para começar um negócio. Hoje, com a internet e outras facilidades é possível abrir negócios com baixo investimento. É sim necessário ter capital, mas muitas vezes o valor do investimento é menor do que as pessoas pensam.

É preciso ter uma grande ideia para começar um negócio

Esse é mais um mito sobre empreendedorismo. Não é necessário ter uma grande ideia inovadora para iniciar seu negócio. Muitas vezes você pode adotar um atendimento diferenciado ou até mesmo investir na qualidade do seu produto. Afinal, existem muitas empresas  atuando no mesmo nicho e com a venda do mesmo produto. Mas uma não impede a existência da outra.

Poucas empresas fazem sucesso no Brasil

Infelizmente essa é uma verdade sobre empreendedorismo, mas isso não significa pouco lucro. No Brasil, poucas empresas realmente alcançam o sucesso e ficam conhecidas por muitas pessoas. Não há uma fórmula certa para fazer esse movimento, mas ele não é o único indicativo de que o negócio está indo bem.

Sendo que, muitos negócios lucram bastante e tem um extrato financeiro saudável, mas não fazem sucesso. É difícil alcançar o sucesso. Muitas vezes esse processo é demorado e demanda uma boa estruturação, o que não é a condição de todos os empreendedores. Mas, mesmo que difícil, isso não deve ser impedimento na hora de empreender.

Correr riscos é inevitável

Outra verdade sobre o empreendedorismo é que correr riscos é inevitável. Empreender é um investimento e, sejam eles elevados ou baixos, todo investimento tem um risco.

Assim, é importante planejar e se resguardar quanto a eles, mas é um erro pensar que eles não existirão. Mantenha-se firme e acredite no seu negócio. Apesar dos riscos, vale a pena lutar por um sonho ou um grande objetivo.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira no canal Papo de Balcão, no Youtube:

By | 2021-03-16T09:17:19-03:00 16/03/2021|0 Comentários

Sobre o Autor:

Somos a equipe do Sem Patrão, uma plataforma que facilita a contratação de serviços, fazendo uma "ponte" entre o cliente e o profissional.

Deixar Um Comentário