Como fazer um laudo técnico para reformas

Você provavelmente já quis fazer uma reforma ou até mesmo já fez uma. Mas você sabia que é necessário ter um laudo técnico para isso? Isto porque uma obra mal executada pode causar acidentes e danos estruturais. Por isso, vamos te explicar como fazer um laudo técnico para reformas. Confira.

Desde 2015, está em vigor a NBR 16.280/2015, da ABNT. Ela estabelece parâmetros para a elaboração de um laudo técnico, sobretudo em apartamentos e edifícios com grandes habitações.

Tal norma interfere de forma decisiva nas atividades dos profissionais de construção civil e população de condomínios (sejam funcionários ou moradores). Todos precisam seguir as determinações.

Quer fazer uma reforma e não sabe por onde começar? Vamos te explicar como fazer o laudo técnico. Confira.

Síndico

Antigamente, havia a obrigação por parte de donos de apartamentos de informarem ao condomínio as reformas realizadas. Porém, não havia respaldo técnico fiscalizar os processos. Hoje, com as normas, é necessária a apresentação de um plano para o síndico do prédio. Isso garante mais segurança, orientação e economia.

Laudo técnico

O primeiro passo é consultar um engenheiro ou profissional da área para analisar se as modificações pretendidas podem ser feitas. Por vezes, alguns pedidos podem comprometer a estrutura da obra. Por isso a importância de contar com ajuda especializada. Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre como fazer um laudo técnico.

Vale ressaltar que uma simples assinatura do responsável sem a vistoria não será mais aceita. O laudo torna-se imprescindível.

O profissional habilitado precisará, neste caso, produzir o laudo com todo o plano detalhado. Por exemplo: ele deverá indicar os impactos sobre o condomínio, se vão haver equipamentos barulhentos, planejamento de descarte de resíduos e outros.

Documentos

Feito este processo, caberá ao proprietário juntar toda a documentação, que deve estar de acordo com as normas e leis vigentes, e entregá-la ao síndico antes do início da reforma.

#dica: é necessário que o dono do imóvel acompanhe a execução dentro dos padrões exigidos.

Quer saber mais sobre como fazer um laudo técnico? Confira no canal DR com Engenharia Civil, no Youtube: 

By | 2021-03-11T09:26:14-03:00 11/03/2021|0 Comentários

Sobre o Autor:

Somos a equipe do Sem Patrão, uma plataforma que facilita a contratação de serviços, fazendo uma "ponte" entre o cliente e o profissional.

Deixar Um Comentário