Veja como a inteligência emocional pode ajudar no seu sucesso pessoal e profissional

Celular, reunião online, estudos, trabalho, exercícios, afazeres, família e afins. A vida moderna está cada vez mais acelerada e estressante. O acúmulo de tarefas e a quantidade de informação recebida pode despertar emoções que nem sempre podem ajudar no sucesso profissional e pessoal. Além disso, com o distanciamento entre colegas de trabalho, amigos e familiares podem causar conflitos nos relacionamentos. Com isso, profissionais que tenham inteligência emocional são profissionais mais requisitados e valorizados no mercado. Com isso, vamos te mostrar os principais fundamentos da inteligência emocional e como ela pode ajudar no seu sucesso pessoal e profissional.

A inteligência emocional é a capacidade de entender e compreender suas emoções. Assim, não só é possível se conhecer e se tratar melhor como também entender as emoções dos outros e reagir da melhor forma possível. Sabe quando algum colega de trabalho ou familiar tem uma atitude que te irrita? E você tem uma reação inexplicável e depois até se arrepende? É nessas horas que entra a inteligência emocional. Ela vai te ajudar a entender as próprias emoções, das outras pessoas e pensar a melhor forma de agir com a situação, o que pode ajudar no seu sucesso pessoal e profissional.

A inteligência emocional tem quatro princípios básicos. São eles: autoconhecimento, autocontrole, automotivação e empatia. O primeiro passo para se tornar uma pessoa emocionalmente inteligente é entender as próprias emoções. Mas, como fazer isso? Se autoconhecer é um processo difícil e necessita de análise e paciência. Comece a analisar as situações em que você se sente emocionalmente frustrado, irritado ou qualquer outra emoção que perceba que está atrapalhando o seu desempenho. 

Veja o que te faz sentir aquilo. Entenda o que sente e como isso interfere no seu desempenho e no dia a dia. Tire um tempo no final do dia ou quando estiver melhor emocionalmente e faça essa análise. Apesar de ser um exercício extremamente difícil, é essencial e tem que ser praticado rotineiramente. Até se tornar um hábito. Isso vai te ajudar a entender o que sente e te deixará pronto para o próximo passo que vai te ajudar no seu sucesso pessoal e profissional.

O segundo passo é o autocontrole. Em conjunto com o autoconhecimento, é o autocontrole que vai te fazer se tornar uma pessoa mais inteligente emocionalmente. Depois de analisar as situações, momentos e emoções despertadas é hora de interferir na sua reação habitual. Essa é uma das partes mais difíceis de se alcançar a inteligência emocional, já que controlar as emoções é extremamente complicado. Nessa hora, você deve perceber que emoção está sendo despertada e fazer de tudo para se conter ou mudar aquela emoção. 

Com a sua reação diferente da normal, as pessoas também irão reagir de forma diferente. Isso pode ajudar a melhorar relacionamentos, resolver conflitos e até mesmo atender melhor o cliente, público ou expectativas de chefes e familiares. Assim, a inteligência emocional pode te ajudar a alcançar sucesso profissional e pessoal.

Depois de conseguir entender e controlar suas emoções, é a hora de entender as emoções das outras pessoas. Assim, a empatia é o terceiro passo para alcançar a inteligência emocional e te ajudar no seu sucesso pessoal e profissional. Quando você tem empatia, você se coloca no lugar do outro e entende o que a pessoa pode estar passando ou sentindo. Isso te ajuda a ser mais compreensivo, proativo e a pensar em soluções para situações. Entender o que o outro passa ou sente é fundamental para a inteligência emocional, te colocando numa posição de confiabilidade e comunicação.

A automotivação é considerada outro princípio da inteligência emocional. Depois de você conseguir controlar as suas emoções em situações ruins ou que estavam te prejudicando, está na hora de usar essas emoções de forma positiva. A automotivação consiste nisso. Comece a usar as emoções a seu favor para se tornar uma pessoa mais motivada, por exemplo. Assim, as coisas que normalmente te abalam, como falta de reconhecimento, baixo salário, entre outros, não guiam seus sentimentos, mas sim, te deixam no controle do que te motiva ou não. Com novas emoções e motivações, a impressão e espírito passarão a ser melhores. Isso pode te abrir portas e até mesmo ajudar com novas amizades e oportunidades. Sendo uma forma que a inteligência emocional pode te ajudar no seu sucesso profissional e pessoal.

Assim, a inteligência emocional é uma ferramenta importante para o desenvolvimento pessoal e profissional. Afinal, ela te ajuda nos relacionamentos, te torna uma pessoa mais comunicadora e te ajuda a desenvolver novas habilidades e conexões. Apesar de difícil de desenvolver essa habilidade, depois de alcançá-la é possível rever e aperfeiçoar muitos aspectos da vida. Sendo uma boa ajuda para desenvolver seu sucesso pessoal e profissional.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira no canal do Wendell Carvalho, no Youtube:

By | 2021-03-12T09:30:42-03:00 12/03/2021|0 Comentários

Sobre o Autor:

Somos a equipe do Sem Patrão, uma plataforma que facilita a contratação de serviços, fazendo uma "ponte" entre o cliente e o profissional.

Deixar Um Comentário