Está começando a costurar? Confira 10 dicas para ser uma boa costureira ou um bom costureiro

Costurar nem sempre é um talento natural e requer muita prática. Às vezes, uma costureira passa bastante tempo tentando fazer uma peça. Sendo que, é normal cometer alguns erros no início e ter que refazer todo o trabalho. Mas, com dedicação e paciência é possível sim ter muito sucesso nessa profissão. Para isso, confira as dicas do Sem Patrão para ser uma boa costureira:

Desmanche as peças se precisar

Se você fez algo errado, desmanche a peça calmamente e refaça o serviço. Pois, todo esse trabalho terá um impacto significativo no resultado final da peça de roupa.

Escolha uma boa tesoura

O ideal é ter uma tesoura para cortar os papéis dos moldes e outra para cortar os tecidos. Assim, você não tira o fio da amolação da tesoura e nem danifica as peças.

Tenha atenção com os acabamentos

O acabamento interno das peças é tão importante quanto o acabamento externo. Ninguém quer ter que ficar escondendo o lado interno da roupa, não é mesmo? Além disso, o cliente vai reparar esse tipo de coisa e vai comentar com as outras pessoas.

Estude

Estudar e conhecer o seu mercado de atuação nunca é demais, não é mesmo?  É importante que uma costureira saiba quais são as tendências de moda mais atuais, as estampas que estão sendo mais usadas, os novos tipos de modelagem e quais são os estilistas que estão bombando no mercado da moda.

Procure bons fornecedores

Procure trabalhar com materiais de qualidade, assim, você garante que o produto final tenha uma qualidade superior. Pesquise bastante e encontre fornecedores bons e confiáveis que entreguem os produtos no prazo e com a qualidade desejada.

Reserve um espaço para costurar

Procure reservar um espaço para fazer as suas costuras. Deixe todo o ambiente organizado. Dessa forma, você ganha tempo quando for fazer um serviço e sabe exatamente o local de cada item.

Invista em conhecimento

Sempre que possível, atualize os seus conhecimentos sobre modelagens e moda fazendo cursos. Sendo que, cursos de administração e finanças também são úteis para quem está começando um novo negócio.

Atualmente, há uma grande variedade de cursos online sobre costura, alguns são oferecidos gratuitamente. Acompanhar canais de dicas de costura nas redes sociais, também ajuda a adquirir conhecimento e ter novas ideias.

Garimpe peças nos brechós

Nos brechós você pode encontrar peças de boa qualidade e até roupas de grife por um preço bem menor. Assim, você tem novas ideias de modelagem e ainda fica conhecendo novos tipos de acabamento.

Converse com quem sabe do assunto

Peça dicas para as costureiras que já atuam no mercado de trabalho. Conversar com quem entende do assunto pode trazer novas ideias e proporcionar melhorias no trabalho. Faça o teste.

Divulgue o seu serviço

Faça a divulgação do seu serviço de costura em plataformas como a do Sem Patrão. Assim, você se conecta mais facilmente com clientes da sua região e aí tem o seu serviço avaliado, o que ajuda a conseguir mais clientes.

Saiba mais sobre esse assunto assistindo ao vídeo do canal da NEA SANTTANA:

Gostou das dicas para ser uma boa costureira. Tem mais alguma dica? Conta para a gente nos comentários.

By | 2020-07-20T11:31:48-03:00 19/07/2020|3 Comentários

Sobre o Autor:

3 Comentários

  1. Nate 18/01/2021 em 21:16 - Responder

    Gostei muito .vou tentar fazer o meu curso de costura. Tenho muita vontade de prender fazer calcinhas .

  2. Ellegancy Costuras 14/07/2021 em 10:44 - Responder

    Oi Eliane, achamos tão bacana seu Post que colocamos o link dele em nosso Post abaixo.

    https://elcosturas.com.br/costureira/ no parágrafo Também há uma imensa procura na Internet, principalmente em tempos de pandemia, sobre como Aprender a Costurar ( aprender a procurar). Sem problemas?

    Muito obrigado.

    • Eliane 19/07/2021 em 10:39 - Responder

      Olá Ellegancy Costuras. Que bom que gostou do conteúdo. Pode compartilhar a vontade. Obrigada.

Deixar Um Comentário