Saiba qual a diferença entre as profissões de diarista e faxineira

Com o tempo e a evolução das carreiras e ofícios, novas profissões surgiram. Algumas se reinventaram e outras se dividiram. Isso fez com que algumas delas ficassem parecidas ou bem próximas, o que pode fazer com que as pessoas confundam as funções. Um bom exemplo são as faxineiras e as diaristas. Você sabe a diferença entre elas?

Apesar de muita gente confundir, essas duas profissões têm funções bem diferentes. Saber o exato ofício que cada um desses profissionais desempenha pode ajudar a manter relações de trabalho mais saudáveis e estáveis. Afinal, quando não se sabe a função de cada um, pode-se acabar exigindo coisas que não são coerentes com aquele profissional. 

Para acabar com a confusão, vamos explicar as diferenças entre faxineira e diarista para você contratar o profissional certo para a sua necessidade.

#dica: no Sem Patrão é possível encontrar profissionais de acordo com a sua necessidade e mais perto de você, com portfólio de serviços e recomendações.

Faxineira  

A faxineira atua com serviços mais pesados e pontuais. Ela é responsável por fazer uma faxina mais completa, que inclui arrastar móveis, limpar vidros, fogão, geladeira e demais serviços. Este é um trabalho mais pontual e não precisa ser feito todos os dias, uma diferença clara entre faxineira e diarista.

Assim, a faxineira pode ser contratada somente em alguns dias com alguma periodicidade, como a cada 15 dias, uma vez por semana ou uma vez por mês. Com isso, ela também pode montar a própria agenda de serviços e atender outros clientes.

Diarista

Já a diarista faz um trabalho menos pesado, mas mais frequente. Ela é responsável pela limpeza diária, como varrer, tirar o pó, passar roupas, etc, assim como uma doméstica. Mas também pode exercer outras funções como limpar piscina, quintal, etc, dependendo do acordo com o contratante. Sendo algumas das diferenças entre faxineira e diarista.

Além disso, a diarista é considerada uma profissão autônoma. Sendo assim, é importante tomar alguns cuidados para não estabelecer um vínculo empregatício. Mesmo que a diarista seja considerada uma profissional de limpeza diária, não deve ser contratada mais que duas vezes por semana e deve ser paga por dia e não mensalmente. O contratante também não pode dar ordens diretas a diarista, somente solicitar o serviço.

Resumindo, as duas profissões são bem parecidas por se tratar de serviços domésticos e autônomos, mas na prática são bem diferentes. A principal diferença entre a faxineira e a diarista é a finalidade do trabalho e a periodicidade. Porém, as duas são profissionais autônomas, o que as dá liberdade para prestar outros serviços dentro de sua categoria para mais de um contratante.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira no canal do Programa do Cláudio Abreu, no Youtube:

By | 2021-02-11T10:02:03-03:00 11/02/2021|0 Comentários

Sobre o Autor:

Somos a equipe do Sem Patrão, uma plataforma que facilita a contratação de serviços, fazendo uma "ponte" entre o cliente e o profissional.

Deixar Um Comentário