Como funciona o contrato de prestação de serviço?

Um contrato de prestação de serviço é um acordo entre duas ou mais pessoas sobre uma tarefa a ser realizada.

Ele serve principalmente para garantir que nenhum direito do trabalhador autônomo, por exemplo, será retirado. Além de ser uma forma de segurança para o cliente.

Mas, você trabalhador, sabe como funciona o contrato de prestação de serviço na prática?

No texto abaixo você irá entender quais são as funções desse tipo de contrato e sua importância.

Como funciona o contrato de prestação de serviço?

O contrato de prestação de serviço funciona para determinar os deveres de cada parte. Deixando claro o tempo em que funcionário e cliente possuem para realizar as tarefas.

Nele é necessário que você deixe claro o nível de comprometimento que você terá em relação ao serviço executado.

Além de assegurar suas obrigações, ele oferece segurança. O contrato deixa claro: o valor, o tipo de serviço e o prazo para que ele fique pronto.

O contrato de prestação de serviço funciona para determinar as ações. Assim, o contratante recebe o trabalho correto, e o prestador de serviço cumpri com o que foi prometido. Além de oferecer a possibilidade de se resguardar de futuros possíveis problemas.

Por que o contrato de prestação de serviço é importante?

Através das cláusulas  do contrato ele passa a ser um meio oficial de cobrança. Assim como qualquer documento.

O contrato ajuda a garantir que o contratante não fique sem o serviço feito. Da mesma forma que assegura o pagamento adequado do prestador, evitando que ele fique sem receber.

A emissão de um contrato de prestação de serviço faz com que exista uma controle de qualidade sobre o trabalho.

No caso do prestador de serviço, ao oferecer esse tipo de contrato ao cliente, ele estará passando maior credibilidade sobre o seu trabalho.

Vamos imaginar um exemplo. Você solicitou a troca de um chuveiro. Se o aparelho queimar e esse fato esteja diretamente relacionado a forma como ele foi instalado, ter o contrato é uma maneira de garantir o dinheiro de volta. Agora, se o chuveiro tiver queimado pela má qualidade do produto, a culpa não será do trabalhador.

Isso porque, caso o contratante ou o prestador não cumpra sua parte, o contrato oferece respaldo jurídico para que uma das partes ou ambas procurem a Justiça.

Agora que você já sabe a importância de ter um contrato de prestação de serviço e para o que ele serve, que tal começar a usar em seus trabalhos?

Para facilitar ainda mais para você trabalhador e prestador de serviço elaboramos um modelo simples e fácil, assim é só você preencher com as cláusulas específicas e ficar assegurado que o seu serviço será de qualidade e que você irá receber o que é justo por ele. Clique aqui para baixar o Modelo de contrato de prestação de serviços. 

Gostou do texto ou tem alguma dúvida, não deixe de comentar aqui embaixo que estou pronta para esclarecer tudo para você!

Já utilizou contrato de prestação de serviço alguma vez? Conte-nos como foi sua experiência.

By | 2020-02-07T15:09:35-03:00 28/03/2018|3 Comentários

Sobre o Autor:

Somos a equipe do Sem Patrão, uma plataforma que facilita a contratação de serviços, fazendo uma "ponte" entre o cliente e o profissional.

3 Comentários

  1. Marcos Araújo 29/10/2018 em 17:15 - Responder

    Eu nunca trabalhei com contrato
    Agora vendo.
    É realmente necessário.

  2. Glaucia de nazare santos 09/09/2019 em 18:00 - Responder

    Eu li até o final a informação é daí fala que deixará um modelo simples de contrato de serviço porém não encontrei aqui nenhum modelo

    • Eliane 22/10/2019 em 10:05 - Responder

      Bom dia Glaucia. Acabou passando despercebido pelo nosso editor, mas já foi corrigido. Obrigada.

Deixar Um Comentário