Todas as vezes que alguém começa a empreender, a quantidade de perguntas é algo colossal. Sobretudo se o novo empresário não tem alguma espécie de mentor para ensinar o caminho das pedras. Além disso, todos sabem que o sistema tributário brasileiro é bastante complexo. Por isso preparamos a lista abaixo com três perguntas para quem quer começar um negócio fazer ao seu contador.
Como já citamos neste espaço anteriormente, o número de negócios que vão à falência por falta de planejamento é enorme. E um dos motivos principais para isso é a questão tributária. Com tantos impostos, é muito provável que em algum momento você precise da ajuda de um contador.
Abaixo, confira três perguntas a serem feitas para o seu contador na hora de começar um negócio.
Quais são as minhas obrigações tributárias?
Esta é uma pergunta fundamental. Como existem várias regras e elas dependem do tipo de negócio para valer, a ajuda de um especialista é sempre bem-vinda. Algumas pessoas acreditam que é possível checar e pagar os impostos sem ajuda, mas a verdade é que diversas empresas acabam punidas por fazerem isso da forma errada. Esta é uma das perguntas para o seu contador.
Quais os documentos para abrir empresa?
Sem dúvida nenhuma um bom contador poderá ajudá-lo no processo de abertura da empresa. Mesmo com algumas orientações na internet, a figura de um profissional que possa tirar as suas dúvidas fará toda a diferença. Além disso, em alguns casos é preciso ir até os órgãos municipais e estaduais para a regularização.
Como eu posso contribuir?
Certamente ele responderá dizendo que envie as informações necessárias, mas é preciso mais do que isso. Quem é empreendedor sabe da dificuldade que é parar tarefas estratégicas para tratar questões administrativas. Mas é muito importante que as informações sejam enviadas para o seu contador realizar um bom trabalho.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira no canal Conube Contabilidade Online, no Youtube:
Encontre contadores perto de você na plataforma do Sem Patrão.
Deixar Um Comentário